TNT/Loyal e Ginga dominam primeiras regatas no retorno da Copa Suzuki Jimny

O vento leste com velocidade de 10 a 12 nós (mais de 20 km/h) superou a expectativa dos velejadores das 37 embarcações neste ensolarado sábado (1º/9), primeiro dia da terceira etapa da Copa Suzuki Jimny de vela ocânica, com sede no Yacht Club de Ilhabela. Os destaques do dia nas classes 'one design' foram o TNT/Loyal com duas vitórias nas duas regatas da C30 e o Ginga, com 100% de aproveitamento nas três provas que disputou. 

O TNT/Loyal é o líder da classe com absoluta superioridade sobre os rivais. Em 13 regatas, soma doze vitórias, o que lhe dá uma vantagem confortável sobre o Barracuda, segundo colocado. "Temos uma equipe que está formada há muito tempo. Dos sete tripulantes, cinco estão juntos há dez anos. Isso faz a diferença. O Bochecha chegou em 2008 para reforçar o time ainda mais", justificou o comandante Marcelo Massa, referindo-se ao velejador olímpico André Fonseca, tático do TNT/Loyal, que recentemente ganhou o título da C30 na Rolex Ilhabela Sailing Week. 

Na segunda regata do dia, o Barracuda chegou a ameaçar o líder do campeonato. Ambos velejaram casco a casco na primeira perna de popa, mas na hora de contornar a boia, não foi possível sustentar o duelo. "Andamos muito próximos do Loyal, tivemos velocidade. Mas nas manobras eles são mais eficientes. Estão velejando com experiência e seriedade", conformou-se o também velejador olímpico do Barracuda, Fábio Pillar, reconhecendo a superioridade do adversário. 

A HPE, por correr regatas mais rápidas devido ao percurso encurtado em relação às demais classes, foi a única que alinhou para três largadas no primeiro dia. Resultado: três vitórias do Ginga, que esboça reagir no campeonato, a exemplo do que fez para chegar ao título da Copa Suzuki Jimny em 2012, quando conquistou o bicampeonato. "Conseguimos uma bela recuperação. Sempre estivemos em terceiro ou quarto lugar na primeira boia. Nosso trajeto de popa foi muito forte e regular. Nesse ponto levamos vantagem. Nosso objetivo é o campeonato, mas não esperávamos ganhar as três regatas", afirmou o timoneiro Vicente Monteiro, morador de Ilhabela. 

O líder geral da HPE, Relaxa Next/Caixa, foi o segundo na classificação do primeiro dia da terceira etapa, seguido pelo SER Glass Eternity, terceiro colocado entre os 13 barcos que compõem a flotilha. A Comissão de Regatas pretende dar apenas uma largada neste domingo (2/9) para todas as classes pontualmente ao meio dia, finalizando o primeiro dos dois finais de semana reservados à penúltima etapa da Copa Suzuki Jimny na temporada 2013. 

Resultados do primeiro dia da terceira etapa:

ORC
1º - Lexus/Chroma (Luiz de Crescenzo) - 3 pontos perdidos (2+1) 
2º - Tangaroa (James Bellini) - 3 pp (1+2)
3º - Orson Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva 6 pp (3+3)

C30 
1º - TNT/Loyal (Marcelo Massa) - 2 pp (1+1)
2º - Barracuda (Humberto Diniz) - 4 (2+2) 
3º - Caiçara Porsche (Marcos Cesar de Oliveira) - 6 pp (3+3)

HPE
1º - Ginga (Breno Chvaicer) - 3 pp (1+1+1)
2º - Relaxa Next/Caixa (Roberto Mangabeira) - 10 pp (3+5+2)
3º - Ser Glass Eternity (Marcelo Bellotti) - 11 pp (2+3+6)

RGS-A
1º - Maria Preta (José Alberto Barretti) 5 pp (1+4)
2º - Jazz (Valéria Ravani) - 5 pp (2+3) 
3º - Mussulo III (José Guilherme Caldas) 6 pp (4+2)

RGS-B
1º - Asbar II (Sergio Klepacz) - 3 pp (2+1) 
2º - Kanibal (Martin Bonato) - 4 pp (2+2) 
3º - Suduca (Marcelo Claro) - 6 pp (3+3) 

RGS-Cruiser
1º - Boccalupo (Claudio Melaragno) - 2 pp (1+1) 
2º - Cocoon (Luiz Caggiano) - 5 pp (3+2) 
3º - Charlie Bravo - 5 pp (2+3)


A Copa Suzuki Jimny/XIII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio master da Suzuki Veículos e co-patrocínio da SER Glass. Os apoiadores são: Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

foto: Aline Bassi