Na vice-liderança, dupla da BMW Motorrad decide Campeonato de Hobie Cat da Oceania‏

Num dia perfeito para a disputa dos barcos da Hobie Cat no Campeonato da Oceania, ensolarado e com ventos fortes, Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre garantiram o segundo lugar na classificação geral para a fase decisiva, que será disputada nesta terça (6) e quarta-feira (7). A dupla da BMW Motorrad fez um quarto, um terceiro e dois segundos lugares nas regatas de domingo, somando 16 pontos perdidos. Os líderes, com 7 pontos a menos, são os australianos Aaron Worrall e Brad Wilson. 

Bem treinados em condições de ventos fortes, Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre souberam aproveitar as rajadas de 18 nós (33 km/h). Primeiros brasileiros da história no Campeonato da Oceania, os dois tiveram disputas acirradas com Aaron Worrall, campeão mundial de Hobie Cat, e seu parceiro Brad Wilson, e os também contra os australianos Murray Peterson e Sharon Rayner, com as três duplas trocando de posições nas regatas deste domingo (4).

"Finalmente tivemos os ventos que estávamos esperando! O dia começou cedo, fomos para a água antes das 10 horas e tivemos quatro regatas. Foi bem cansativo e disputado, mas conseguimos manter o segundo lugar, um resultado muito importante para a fase final", comemorou Caroline Sylvestre. Os dois primeiros dias, com ventos mais fracos, tiveram apenas uma regata.

O evento na Oceania, com a participação de velejadores de Fiji, Austrália e Hong Kong. inclui duas competições. A primeira é o Great Fiji Warm-up, que tem mais seis regatas programadas para a fase final, nesta terça e quarta-feira. Já no Fiji Challenge, entre 9 e 13 de agosto, contará o menor tempo acumulado em cada uma das cinco pernas das regatas de percurso disputadas em cinco dias seguidos. A largada será dada em Pacific Harbour, com destino a Suva. Na sequência, os velejadores tomam o rumo de Leleuvia, voltando depois para Suva.

Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre, que por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, contam com o patrocínio da BMW Motorrad e o apoio de OAKLEY, GARMIN, Tecelagem Santa Constância e Companhia Athlética, usam o evento na Oceania como um importante treino para o Campeonato Norte-Americano de Hobie Cat, que será disputado em outubro no Texas, onde vão defender o bronze conquistado em 2012, em Los Angeles. Entre 09 e 16 de novembro, os velejadores disputarão ainda o Brasileiro da classe, principal objetivo desta temporada, em Ilhabela.

Classificação após seis regatas

1- Aaron Worrall e Brad Wilson (AU) - 9 ponto perdidos (1+1+2+3+1+1)
2- Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre (BR) - 16 pp (2+3+4+2+3+2)
3- Murray Peterson e Sharon Rayner (AU) - 22 pp (4+6+6+1+2+3)
4- Kaveni Natadra e Lorima Tupou (FJ) - 29 pp (6+4+1+4+7+7)
3- Grahame Southwick e Meliki Tuicaucau/Nunn (FJ) - 30 pp (3+2+3+8+9+5)


fonte: Local da Comunicação
foto: Bruce Southwick | Zoom Fiji