Dupla da BMW Motorrad busca título inédito para o Brasil no Campeonato de Hobie Cat da Oceania‏

Pela primeira vez, o Brasil terá representantes no Campeonato de Hobie Cat 16 da Oceania, considerado um dos mais difíceis do mundo para a classe. A dupla Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre, da equipe BMW Motorrad, estreia na disputa neste sábado (3), enfrentando cerca de 35 entre os melhores velejadores da região. O evento inclui duas competições, o Great Fiji Warm-up e o Fiji Challenge, uma regata de percurso pelas Ilhas Fiji, em meio ao cenário paradisíaco do Pacífico Sul.

Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre foram convidados a participar do evento na Oceania graças aos resultados alcançados nas últimas competições. A dupla da BMW Motorrad venceu o Campeonato Português de Hobie Cat, em junho, com 100% de aproveitamento, e a Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela, em julho. "Estamos vivendo um dos melhores momentos da nossa vida", garante Ferrari.

Além dos brasileiros, o Campeonato de Hobie Cat da Oceania reúne competidores de Fiji, Austrália e Hong Kong. Para o Great Fiji Warm-up, a partir deste sábado, estão programadas 12 regatas - de duas a três por dia - em Pacific Harbour. As 25 primeiras duplas na classificação seguem para a fase final da disputa, nos dias 6 e 7. Para o Fiji Challenge, a pontuação obtida na competição anterior é descartada. No desafio, entre 9 e 13 de agosto, vale o menor tempo acumulado em cada uma das cinco pernas das regatas de percurso disputadas em cinco dias seguidos. A largada será dada em Pacific Harbour, com destino a Suva. Na sequência, os velejadores tomam o rumo de Leleuvia, voltando depois para Suva.

"Estamos muito animados com este evento. Treinamos forte em Ilhabela, nas últimas semanas, com ventos fortíssimos, uma condição próxima à que devemos enfrentar na Oceania. Também fizemos um dia de aclimatação em Los Angeles, já que em Fiji estamos 15 horas à frente em relação ao Brasil, e isso é um desafio para nós", explica Ferrari, que chegou às ilhas com Caroline, em 30 de julho. "O lugar é paradisíaco e as imagens que a organização do evento disponibiliza dos veleiros navegando durante as provas são absolutamente deslumbrantes."

Caroline também se encantou com a região, em que está velejando pela primeira vez. "Fiji realmente é o paraíso! Navegamos por cerca de duas horas, com ventos fortes de 15 a 20 nós e temperaturas por volta dos 26 graus. É uma condição excelente para velejar, e estamos com uma performance muito boa nos ventos mais fortes", destaca a velejadora brasileira. 

A dupla, que por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, conta com o patrocínio da BMW Motorrad e o apoio de OAKLEY, GARMIN, Tecelagem Santa Constância e Companhia Athlética, também vai aproveitar o evento na Oceania como um importante treino para o Campeonato Norte-Americano de Hobie Cat, que será disputado em outubro no Texas, onde vai defender o bronze conquistado em 2012, em Los Angeles. Entre 09 e 16 de novembro, Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre disputarão ainda o Brasileiro da classe, principal objetivo desta temporada, em Ilhabela.

Marcos Ferrari

O velejador fez parte da Equipe Olímpica Brasileira na classe 49er em dois ciclos. Fora da água, Ferrari também é um divulgador da vela em emissoras de TV como ESPN Brasil.


fonte: Local da Comunicação
foto: Divulgação