SCHEIDT É VICE-CAMPEÃO DA SEMANA DE VELA DE KIEL

Maior medalhista olímpico brasileiro, velejador ficou com o segundo lugar na medal race, somando o mesmo número de pontos que o vencedor, o alemão Philipp Buhl


Com o melhor desempenho entre os velejadores da Laser na Semana de Vela de Kiel, Robert Scheidt mostra que é um adversário difícil de ser parado, no retorno à classe que o consagrou mundialmente. O velejador venceu quatro regatas e chegou entre os três primeiros em outras cinco das 13 disputas na raia alemã. Com o segundo lugar na medal race, nesta quarta-feira (26), conquistou a medalha de prata da competição, deixando para trás o sueco Jesper Stalheim, terceiro do ranking mundial da Laser. O ouro ficou com o alemão Philipp Buhl, campeão em Kiel em 2012.

"O saldo é muito positivo, tanto pela maneira de velejar como pela minha forma física. Fiz uma única regata ruim, de todas as que velejei. Saio daqui muito feliz, e pronto para as próximas competições", garantiu Robert Scheidt.

A decisão da Semana de Vela de Kiel seguiu um formato diferente proposto pela Eurosaf (Associação Europeia de Vela). Os seis primeiros colocados foram para a disputa carregando apenas a pontuação referente à sua posição, a exemplo do que aconteceu na passagem da fase classificatória para a fase final. Vice-líder, Scheidt entrou na briga somando dois pontos perdidos. A regata foi disputada próxima ao porto e acompanhada de perto pelo público e a imprensa.

"Eu tinha totais chances de vencer, pelo desempenho que tive durante todo o campeonato, mas esse novo formato acabou me atrapalhando. A medal race valia 50% da competição, é um peso muito grande para uma única regata. E, na verdade, eu e o sueco (Jesper Stalheim) fomos superiores ao longo do torneio", observou Scheidt, tricampeão da Semana de Kiel (1999, 2000 e 2004). "De qualquer forma, todos já sabíamos que seria assim, e o Philipp Buhl velejou muito bem, hoje, e mereceu a vitória. Ele está de parabéns."

Vice-campeão da Semana Olímpica Francesa, em Hyères, em abril, Scheidt vem colecionando vitórias desde sua volta à Laser, em setembro de 2012. Patrocinado pelo Banco do Brasil, Prada e Rolex, conquistou o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o Brasileiro da categoria, seu 12º título nacional, a Semana Brasileira de Vela, em fevereiro, e a Laser Europa Cup, em março. Os resultados somam-se a dez títulos mundiais, um deles juvenil, além de três medalhas olímpicas (ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000). Em 2004, o velejador passou a competir pela Star com Bruno Prada, parceria que rendeu outras duas medalhas em Olimpíadas (prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012) e o inédito tricampeonato mundial da classe.

Resultado final

1 - Philipp Buhl (ALE) - 4 pontos perdidos (3+1)
2 - Robert Scheidt (BRA) - 4 pp (2+2)
3 - Jesper Stalheim (SUE) - 6 pp (1+5)
4 - Ashley Bunning (AUS) - 7 pp (4+3)
5 - Karl Martin Rammo (EST) - 9 pp (5+4)
6 - Bruno Fontes (BRA) - 12 pp (6+6)


fonte: ZDL de Comunicação
foto: Kieler Woche | Divulgação