Robert Scheidt disputa a tradicional Semana de Vela da Alemanha

A partir de sábado (22), o maior medalhista olímpico brasileiro encara sua segunda grande competição internacional no ano em Kiel


Após três semanas de treinos intensos, Robert Scheidt está de volta às competições para a disputa da Kieler Woche, a Semana de Vela de Kiel, na Alemanha, a partir deste sábado (22). O torneio integra a Copa Europeia de Vela e reúne alguns dos principais nomes da Laser, classe que está no calendário dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro/2016. Entre os adversários do brasileiro estão o australiano Tom Burton, primeiro do ranking mundial da classe, e o alemão Philipp Buhl, vencedor em Kiel em 2012.

"Esta será minha segunda grande competição internacional, este ano. E estou bem, fisicamente, melhor até do que na Semana de Hyères, em abril. As três últimas semanas foram de treinos muito úteis. Consegui me preparar bem para Kiel. Quero fazer uma competição consistente e aproveitar o alto nível da flotilha que teremos", destaca Robert Scheidt, vice-campeão no torneio francês, onde teve duelos acirrados com Tim Burton (campeão) e o croata Tonci Stipanovic (terceiro colocado).

Maior medalhista olímpico brasileiro, com cinco medalhas (três na Laser e duas na Star), o velejador também é tricampeão da Semana de Kiel (1999, 2000 e 2004). O evento na Alemanha terá 12 regatas para a Laser, divididas entre a fase classificatória e a fase final. Os seis primeiros colocados vão para a disputa da Medal Race, na quarta-feira (26), que vale pontos dobrados. As regatas terão início às 13 horas (8 horas no horário brasileiro).

Desde seu retorno à antiga classe, em setembro de 2012, Scheidt vem colecionando vitórias. Patrocinado pelo Banco do Brasil, Prada, Gocil e Rolex, conquistou o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o Brasileiro da categoria, seu 12º título nacional, a Semana Brasileira de Vela, em fevereiro, e a Laser Europa Cup, em março. Os resultados somam-se a dez títulos mundiais, um deles juvenil, além das três medalhas olímpicas. Em 2004, o velejador passou a competir pela Star com Bruno Prada, parceria que rendeu outras duas medalhas em Olimpíadas (prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012) e o inédito tricampeonato mundial da classe.


fonte: ZDL de Comunicação
foto: Laurence Limeux