Austríaca confirmada na Rolex Ilhabela Sailing Week elogia nível dos velejadores brasileiros

Barbara Prommegger será timoneira no Barco Fram, inscrito na classe RGS na 40ª edição do evento, que ocorre de 6 a 13 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI)


Maior evento de vela oceânica da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week reunirá, de 6 a 13 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), os melhores velejadores do País e atletas estrangeiros, principalmente da Argentina e Chile. As regatas serão dividas entre as classes ORC, C30, S40, HPE, IRC e RGS, que lidera o número de inscrições. Entre eles está o Fram (Felipe Aidar), um dos veleiros de destaque na categoria. O time ganhou um reforço e tanto. A austríaca Barbara Prommegger, de 40 anos, veleja desde criança e já participou de disputas de nível internacional. "Será o meu primeiro evento. Estou curiosa para ver como será. Sempre ouvi muito sobre a Rolex Ilhabela Sailing Week lá fora."

Na Rolex Ilhabela Sailing Week, Barbara Prommegger será timoneira do Fram. A equipe tentará o título da RGS A, que no ano passado ficou com o Troop Too (Luiz Eduardo de Lucena). "O nível da vela brasileira é muito alto. Na Europa, há mais barcos e velejadores, mas as pessoas, ou a maioria delas, encaram o esporte de outra maneira. No Brasil, como é um pouco mais difícil praticar a modalidade, os atletas são mais completos. É tudo mais especial", diz Barbara Prommegger, que veio ao Brasil para trabalhar e espera não mais voltar.

"A Barbara foi uma aquisição importante para o Fram. Eu já tinha a intenção de trocar a função de timoneiro e ir para a tática nas regatas em Ilhabela. Agora fico mais tranquilo com a experiência internacional dela", conta Felipe Aidar, comandante do Fram, que fez os primeiros treinos com Barbara Prommegger na Copa Suzuki Jimny. A equipe do Fram é uma escola de formação de tripulantes e os atletas se revezam nas funções para ter mais conhecimento de um veleiro regateiro.

Site de busca - A Rolex Ilhabela Sailing Week 2013 abre espaço para os velejadores que não têm equipe. A Bolsa de Tripulantes é um serviço que tem o objetivo de encaixar os atletas em um barco para disputar o maior evento de vela oceânica da América Latina. Os interessados devem fazer um cadastro no site www.risw.com.br e informar, entre outras coisas, suas experiências e funções preferidas a bordo. Mais de 100 velejadores já colocaram seus perfis na página da Rolex Ilhabela Sailing Week e aguardam recrutamento.

Principal evento náutico esportivo da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios da Mitsubishi Motors e Bradesco Private. O evento tem apoio da Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ABVO e das Classes ORC, HPE, C30, S40 e RGS, entre outros. A organização, sede e realização são do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

fonte: ZDL de Comunicação
foto: Aline Bassi | Balaio de Ideias