Na volta à Star, Scheidt e Prada estreiam em quinto lugar na Rolex Ilhabela Sailing Week‏

Dupla tricampeã mundial da classe disputou a regata Renato Frankhental, de percurso médio, neste domingo, primeiro dia da competição, marcado por ventos fracos


"Um teste de paciência". Assim Robert Scheidt definiu a sua volta à Star, com Bruno Prada, para a Rolex Ilhabela Sailing Week, neste domingo (7). A primeira disputa da dupla foi a Regata Renato Frankhental, de percurso médio, com 14 milhas, marcada por vários períodos sem vento. Tricampeões mundiais da classe, Scheidt e Prada ficaram em quinto lugar. Os brasilienses Luiz André Reis e Alexandre Freitas são os líderes.

"A regata de hoje foi muito diferente da que estamos acostumados. Foi uma regata longa e extremamente difícil, com pouquíssimo vento e muitos momentos onde a flotilha toda praticamente parou. E quem vinha de trás acabava identificando qual era a melhor rota. Foi preciso ter muita paciência, mesmo", analisou Robert Scheidt.

Dono de duas medalhas olímpicas na Star (prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012), além do tricampeonato mundial, com Bruno Prada, o velejador se mostrou insatisfeito com o resultado. "Não gostei muito da maneira como velejamos hoje. Erramos bastante", admitiu. "Mas vamos em frente. A partir de terça-feira, teremos regatas com previsão de vento um pouco mais forte."

A segunda-feira é reservada para descanso para todos os competidores, na Rolex Ilhabela Sailing Week. Os barcos da Star voltam à água na terça-feira (9), com regatas a partir das 12 horas. A disputa segue até sábado (13), no litoral paulista.

Caminhos diferentes

Robert Scheidt e Bruno Prada chegaram a Ilhabela na sexta-feira (5), depois de disputar a Semana de Vela de Kiel, na Alemanha, em categorias distintas. Robert, patrocinado pelo Banco do Brasil, Prada e Rolex, ficou com o vice-campeonato da Laser, enquanto Bruno, que conta com o patrocínio do Banco do Brasil e Club Athletico Paulistano, terminou em nono lugar na Finn. Os dois retornaram às antigas classes após a conquista do bronze em Londres/2012, com a indefinição sobre a presença da Star no programa olímpico para os Jogos do Rio de Janeiro/2016.

Na Laser desde setembro de 2012, Scheidt conquistou o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o Brasileiro da categoria, seu 12º título nacional, a Semana Brasileira de Vela, em fevereiro, e a Laser Europa Cup, em março. Os resultados somam-se aos dez títulos mundiais, um deles juvenil, além de três medalhas olímpicas (ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000).

Bruno Prada passou por um longo processo de readaptação à Finn, durante o qual conquistou a Semana de Vela do Rio de Janeiro e ficou com o bronze na Semana Brasileira de Vela. Prada tem ainda no currículo 45 títulos na Finn entre 1989 e 2004, como o tricampeonato brasileiro (1993, 1997 e 1998), três Pré-Olímpicos (1997, 1998 e 2001) e o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg/1999.

Resultados após a primeira regata

1 - Luiz André Reis/Alexandre Freitas - 1 ponto perdido
2 - Reinaldo Conrad/Ubiratan de Oliveira - 2 ppp
3 - Alessandro Pascolato/Henri Boening - 3 pp
4 - Marcelo Fuchs/Ronald Seifert - 4 pp
5 - Robert Scheidt/Bruno Prada - 5 pp
6 - Fábio Bruggioni/Marcelo Sansone - 6 pp


Fonte: Local da Comunicação
Foto: Rolex | Carlo Borlenghi