40ª Semana Internacional de Vela de Monotipos começa nesta sexta-feira (19) em Ilhabela

Tem início nesta sexta-feira (19/7) a tradicional Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela “Mario de Sousa Oliveira”, que está na sua 40ª edição e será realizada até 21 de julho. A classe oceânica Bico de Proa é a grande novidade do evento, que promete agitar a cidade neste fim de semana. Com embarcações maiores e velejadores mais experientes, os veleiros Bico de Proa voltam a disputar competições no mês da Semana de Vela de Ilhabela, movimentando praticamente todas as classes.

Além dela, fazem parte do evento as classes de monotipos: Star, Laser Standart, Laser Radial Feminino, Laser 4.7, Laser Radial Masculino, Lightning, Snipe, Hobie Cat 16, Optimist, Holder, 420, Byte, Day Sailer, Fórmula Windsurf, Fórmula One Design, Kitesurf, Tornado, Nacra 20, Dingue, Hobie Cat 14, Escaler, Open Bic, A-Class e Windsurf Slalon.

A programação do evento tem início na sexta-feira (19/7), das 9h às 11h, quando será feita a recepção e inscrições para o evento. A partir das 11h, começa a Reunião dos Comandantes, sendo que em seguida, às 11h30, haverá a Cerimônia de Abertura. A partir das 13h começam as regatas do dia.

No sábado (20/7), as regatas têm início ao meio-dia. Já no domingo (21/7), último dia do evento, as regatas começam às 11h e, em seguida, a Cerimônia de Encerramento e Premiação, no local do evento. Vale ressaltar que após todas as regatas haverá a tradicional Canoa de Cerveja e Refrigerantes para os participantes. “A Semana Internacional de Vela já foi um sucesso com as classes oceânicas e agora receberemos os velejadores dos monotipos, estimulando principalmente a participação de nossas crianças e jovens. O evento é importante não só para o esporte, como também para a economia da cidade”, ressalta o prefeito Toninho Colucci. “Mais uma vez esperamos uma grande festa da vela em Ilhabela. Vale ressaltar a importância deste evento para a formação e descobrimento de novos talentos da modalidade”, completa o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Flávio César.

A 40ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela “Mario de Sousa Oliveira” é promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e Diretoria Náutica e Secretaria de Turismo com apoio do Yacht Club de Ilhabela, Iate Clube de Santos, Pindá Iate Clube, Ação Absoluta Corretora de Seguros, Porto Seguro, Girardi, Restaurante Manjericão, Bartatas Restaurante, Rafael Turismo, Max Paladar, Pousada Refúgio da Harmonia, Montemar Turismo e Restaurante Bon Apetit. O nome é uma homenagem a um dos idealizadores do evento no arquipélago. Durante os dias da Semana de Vela, a opção cultural é aproveitar o 1º Festival de Jazz de Ilhabela, que será realizado de quinta a sábado (18 a 20 de julho), sempre a partir das 19h, na Vila.


Fonte: Ass. Comunicação PMI 
Foto: Silas Azocar | PMI