Argentinos fogem do inverno local para esquentar disputa da Rolex Ilhabela Sailing Week‏

Equipes do país vizinho disputam o maior evento de vela oceânica do continente, de 6 a 13 deste mês. Sucesso do evento faz uma tripulação argentina levar o barco rebocado por 2.200 km, do Yacht Club Rosario, em Santa Fé, até Ilhabela


Barchajo - Classe ORC
Os argentinos tradicionalmente prestigiam a Rolex Ilhabela Sailing Week, maior evento de vela oceânica da América Latina. Neste ano, quatro barcos do país vizinhos estão inscritos para as regatas, marcadas para o período de 6 a 13 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). As tripulações da região evitam o inverno mais gelado ao sul do continente para correr no Brasil e aproveitar o elevado nível técnico internacional da competição. E o quarteto ‘hermano’ terá veleiros em classes diferentes: Bachajo (comandado por Alejandro Menendez) na ORC, Ganesh (Cristian Paglini) na RGS, Super Matanga (Ruben Salvucci/Victoria Pocovi) na S40 e Los Rolingas (Daniel Della Torre) na Star.

Para chegar ao Brasil, as tripulações tem duas formas: a primeira é sair de águas rio-platenses e subir o Oceano Atlântico. A segunda é ser rebocado por terra até Ilhabela. Quem passa por essa aventura é o barco Ganesh. Em cima da hora, logo após uma competição no Yacht Club Rosario, o comandante Paglini surpreendeu a tripulação ao anunciar que estava de partida para o Brasil, por terra, enfrentando uma viagem de mais de 2.200 quilômetros.

"Depois de um dia de regatas, como de costume, os velejadores trocavam as experiências da prova no clube. Foi nesse momento que Cristian Paglini, empolgado, anunciou que iria correr a Rolex Ilhabela Sailing Week. A rápida estratégia foi colocarmos o barco num trailer e tirar o mastro para o transporte. Depois da inusitada escolha de última hora, o foco se tornou único e todos do time só pensamos agora na regata brasileira", conta Enrique Bó, um dos tripulantes escalados para a façanha no Ganesh, barco de 22 pés

Argentinos empolgados em correr no Brasil - O Super Matanga, comandado por Ruben Salvucci, por exemplo, disputará as regatas na classe S40 e também na ORC. A equipe é formada por um grupo de amigos com experiência em vários modelos como Soling, J24, Star, Laser e outros barcos de fórmula. 

"Participamos de vários circuitos na região, mas sempre tivemos a motivação para competir em Ilhabela. Esse ano deu tudo certo e estaremos presentes", explica Ignacio Soto, um dos tripulantes. "Espero que seja o nosso primeiro ano de muitos que ainda virão. A classe S40 tem o melhor nível técnico da região. Um barco rápido e competitivo. A ideia de medir na ORC também é muito interessante, que irá reforçar a flotilha e as regatas serão ainda mais disputadas e divertidas", conclui Soto.

Os argentinos também estarão presentes na categoria olímpica que mais deu medalhas ao País: a Star. O comandante Daniel Della Torre medirá forças com ícones da modalidade no Brasil como Robert Scheidt, Bruno Prada, Lars Grael e Reinaldo Conrad. "Disputar uma competição brasileira e justamente na Star é muito importante. O nível da flotilha local é um dos mais fortes. Além disso, as belezas de Ilhabela deixam o evento ainda mais especial", afirma Daniel Della Torre, que fará dupla com o norte-americano Edward Morey.

Vitórias argentinas em outras edições - Os argentinos têm um histórico de vitórias nas águas do litoral norte paulista na última década. Em 2009, última conquista, o veleiro Cusi 5 foi o vencedor da estreante Classe S40. Dois anos antes, fizeram dobradinha em Ilhabela com o Personal na Classe IMS e o Matrero chegando ao tricampeonato na ORC (2004, 2005 e 2007). 

A primeira tripulação a levar a bandeira azul e branca ao pódio do Yacht Club de Ilhabela foi a do Toríbio de Achaval, campeão também na Classe ORC em 2003. Além dos argentinos, outros dois veleiros do cone sul levaram o mais cobiçado troféu da vela oceânica no continente para seus respectivos países. O Memo Memulini, do Uruguai, vencedor da Classe IMS em 2006 e o chileno Pisco Sour, campeão da S40 em 2011. 

Meteorologia especial para a Rolex Ilhabela Sailing Week - Mais uma vez, a Rolex Ilhabela Sailing Week terá um serviço de meteorologia de alta precisão desenvolvido também para competições náuticas. O Tempo Ok, do velejador João Hackerott, disponibiliza online as informações do tempo no Brasil com espaçamentos de 27 km para o Brasil, de 9 km para o sudeste brasileiro e de 3 km para planos personalizados, como Ilhabela. 

"Para o velejador a meteorologia é tudo. Cada regata tem a sua previsão. Não adianta ter só melhor preparo físico ou barco rápido, mas é preciso ter estratégia e a previsão do tempo é fundamental", diz João Hackerott, mestre em meteorologia pela USP e que também velejador da classe Laser. 

"O pessoal me procura, desde 2008, para saber como será o regime nas regatas e aos poucos fui me especializando, até criar esse sistema configurado para o território brasileiro. Nós levamos a melhor tecnologia e informações para o atleta. No Canal de São Sebastião, nosso sistema é o único gratuito que pode dar previsão realista e, por isso, uma consulta prévia dos velejadores antes das regatas é fundamental", finaliza João Hackerott, que será o trimmer da vela mestra no barco MIragem, que competirá na classe ORC, na Rolex Ilhabela Sailing Week. O endereço do site é www.tempook.com.br

Programação da 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week

6/7 - sábado:
- 20h - Abertura oficial da 40ª edição

7/7 - domingo: 
- 8h30 - Cerimônia com hasteamento de bandeira no YCI
- 9h30 - Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil e regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (500, 600 e 650), C30 e RGS (A, B e Cruiser)
- 9h45 - Regata Renato Frankhental para as classes HPE e Star
- 10h - Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste ou regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (700) e RGS (C).

8/7 - segunda-feira:
19h - Coquetel aos Comandantes

9/7 - terça-feira: 
- 12h - Regatas de Barla-Sota ou Percurso
- 18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela
- 19h - Premiação Fita-Azul das regatas de percurso

10/7 - quarta-feira: 
- 11h - Regata de Percurso ou Barla-Sota
- 18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela

11/7 - quinta-feira: 
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 18h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela

12/7 - sexta-feira
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
- 17h30 - Premiações do Campeonato Sul-Americano de ORC e Brasileiros das classes C30, Skipper 30 e Skipper 21

13/7 - sábado: 
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
- 19h - Premiação da Rolex Ilhabela Sailing Week

Principal evento náutico esportivo da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios da Mitsubishi Motors e Bradesco Private. O evento tem apoio da Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ABVO e das Classes ORC, HPE, C30, S40 e RGS, entre outros. A organização, sede e realização são do Yacht Club de Ilhabela (YCI).


fonte: ZDL de Comunicação
foto: Divulgação